Escutatória
de Beatriz Machado no Slideshare
Esta expressão, extraída da frase de Rubens Alves… “Sempre vejo anunciados cursos de oratória. Nunca vi anunciado curso de escutatória.”, foi o tema de nossa palestra no último sábado, 04 de Outubro, intitulada Saber Ouvir.
A pressa do dia a dia, muitas vezes, nos previne de parar e ouvir, atentamente, o que o outro tem a dizer. Isto, muitas vezes, nos impede de ver o ponto de vista do outro eliminando a possibilidade de que a comunicação se faça.
Outras culturas nos ensinam que, antes de responder ou comentar o que o outro disse, é necessário ter a alma quieta para compreender o outro. De como a capacidade de ouvir também é a capacidade de ajudar ao próximo. E, também, de como ouvir é um hábito que podemos adquirir.
Falamos das razões que nos levam a esta “surdez intencional” como o orgulho – que nos faz imaginar que sabemos mais que o outro ou a ignorância – que nos impede de entender o que o outro quer dizer.
Tivemos uma conversa bastante participativa falando não apenas das qualidades do bom ouvinte mas também de algumas dicas para nos tornarmos mais empáticos e capazes de aceitar incondicionalmente as outras pessoas como são: cheias de defeitos, limites, preconceitos e, também, repleta de virtudes, sonhos, conhecimentos e de sentimento. Assim como qualquer um de nós.
[custom-facebook-feed album=661463673969607 albumcols=4 num=22 lightbox=true]