Oficinas Culturais

teatro

Atividades Artísticas

Sábado, das 13h20 às 11h20

Teatro
Curso de iniciação à linguagem teatral, onde é explorado o potencial de cada jovem a partir de seu próprio material de vivências físicas, materiais e imateriais, experiências, questionamentos. A ideia é fazer de cada indivíduo protagonista de sua própria cena, seja ela familiar, social, escolar ou mesmo criativa.
O curso também objetiva desenvolver as capacidades motoras e, principalmente, expressivas dos alunos.

Grupo Musical
Curso de introdução ao aprendizado da Flauta doce soprano (germânica). A ideia é dar aos alunos possibilidade de lidar com a linguagem musical, tanto na parte teórica – leitura de partitura, solfejo, escalas – quanto na parte de execução de sonoridades que ampliem a percepção musical dos aprendizes. Nas aulas são executadas músicas populares e folclóricas brasileiras, além de pequenas peças clássicas e populares de diversas nações.
Desenvolvendo intenso trabalho no LEBEM, desde 2009, Felipe Pimenta já realizou algumas apresentações com seus alunos, sempre com muita repercussão positiva.

Violão
Curso que nasceu de um pedido antigo da comunidade de alunos e pais atendidos, principalmente daqueles envolvidos nas aulas de flauta doce.
A ideia é propiciar aos aprendizes um primeiro contato com o violão, instrumento que exerce um enorme fascínio em quem pretende aprender a lidar com a música. Nas aulas, a atenção inicial é voltada para o ensino de alguns ritmos e acordes básicos – cifrados – para a execução de diversas canções populares. Curso também busca a ampliação do universo musical dos alunos, propiciando o contato com obras dos mais variados ritmos, tais como MPB, forró, samba, valsa, rock etc.

Professor: Felipe Pimenta

Felipe Pimenta é ator formado pela ELT – Escola Livre de Teatro de Santo André e pelo Senac- SP. Desde o fim da década de 1990 atua em diversos grupos e coletivos do ABC paulista, tendo participado de Encontros, Mostras e Festivais de diversas cidades brasileiras, como ator, iluminador, músico, cenógrafo e jurado e dramaturgo.
Durante seis anos foi monitor de teatro da Prefeitura de Ribeirão Pires.
Desde o fim da década de 1990 estudou teoria musical com Marta Rocca, violão com Alexandre Martins e com o maestro Conrado Gmneier, flauta doce soprano com Marcelo Capozzi, todos em Ribeirão Pires, além dos estudos de musicalização, canto e composição para teatro com o maestro Gustavo Kurlat, na Escola Livre de Teatro de Santo André. Compôs trilhas para diversas encenações teatrais.

Danças de Salão

Sábado, das 13h30 às 15h00

No curso de “Danças de Salão” as pessoas poderão aprender novos ritmos, dentre eles, o forró, soltinho, bolero, samba, etc. Enfim, a proposta do curso é: aprender desde o passo básico até alguns giros.
A procura pela dança de Salão está aumentando no público feminino e masculino, principalmente porque as pessoas procuram nessa prática uma qualidade de vida melhor, além da dança ser um ótimo antídoto para o estresse diário e depressão.
A proposta do Professor João é desenvolver o hábito dessa saudável atividade. O curso é destinado para aquelas pessoas que pretendem desenvolver uma atividade física ou aprimorar/aprender novas técnicas de dança de salão.

Instrutor: João Santos

João Santos é instrutor de Dança de Salão com Certificado Oficina de Dança de Salão da Escola Municipal de Dança da Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, durante o ano de 2010.
Profissional experiente, tendo participado de inúmeros cursos de aperfeiçoamento nesse segmento.