Um Esforço Gratificante
Um Esforço Gratificante – “Santa Ajuda”
no LEBEM
Nós realmente trabalhamos muito e, como muito bem resumido por Ana Luiza, “o esforço foi gratificante”. Deixe-me explicar melhor: ontem a turma da Costurinha de São Paulo foi até o LEBEM, em Ribeirão Pires, trabalhar em mutirão pela organização da sala reservada para as atividades de Artesanato.
A turma da Costurinha do LEBEM é um grupo de mulheres de São Paulo que se reúne quinzenalmente para fazer trabalhos manuais. A renda obtida com a venda dos trabalhos é integralmente revertida para o LEBEM. Atualmente contamos com as seguintes colaboradoras permanentes: Dna Thereza, Thelma, Sonia, Dulce, Nininha, Paula, Elda, Ana Luiza, Marlene, Carmen Lucia, Beatriz e as seguintes colaboradoras eventuais: Ana Lucia, Maria Fernanda, Maria Aurea, Vera e Dna Eunice.
Temos tentado registrar em imagens as atividades de cada uma das reuniões sempre encerradas com um lanche delicioso preparado pela Dna Thereza, uma cozinheira daquelas que não existem mais.
Esta semana nos fizemos algo bem diferente. Nos encontramos bem cedo e fomos, de São Paulo a Ribeirão Pires, passar o dia separando, organizando e catalogando todo o material de artesanato do LEBEM. Claro que o mutirão incluiu ainda outras voluntárias como Tania, Rose, Tatiana, Margarete e Ruth totalizando catorze mulheres entre 26 e 91 anos trabalhando juntas, o dia inteiro.
Saímos as 8hs de São Paulo bastante animadas com o desafio. Poucas de nós sabia o que iria encontrar… com tantos anos de trabalho e muitas doações de material o local precisava mesmo de uma arrumação. A Paula foi a mentora do mutirão e até apelidou o dia de “Santa Ajuda” do LEBEM fazendo referência ao programa de televisão especializado em dar dicas de arrumação e organização.
O almoço foi preparado pela Sheila, que trabalha no LEBEM e estava tudo realmente muito saboroso. Registro especial à salada elaborada com ingredientes da horta mantida lá mesmo e a farofa que foi uma surpresa inesperada e agradou a todas.
Para os trabalhos de transferir as máquinas de costura para a sala de artesanato foi imprescindível a ajuda do Vandinho e do Sr Paulo, este último responsável por cadastro das notas fiscais que faz trabalho também voluntário em Ribeirão Pires. Nós fazemos muita coisa mas as máquinas são especialmente pesadas e não seria possível move-las sem ajuda. Fica aqui registrado nosso agradecimento.
Conseguimos fotografar, o “antes” e o “depois” e vocês podem ver o resultado no sorriso de cada uma de nós ao fim do dia. Tiramos tudo dos armários e limpamos tudo. Os materiais foram categorizados e os armários etiquetados ficando tudo bem organizado e acessível. Algum material já pronto para comercialização foi transferido para o Bazar permanente e, os itens que não seriam de utilidade para nós, foram encaminhados para outros dois centros de artesanato onde certamente serão transformados em produtos bem interessantes.
Aliás, importante registrar que a Tânia e a Carmem se dedicaram a organizar o Bazar que, depois de ontem, está de cara nova. Os setores foram reorganizados e, com a retirada das máquinas de costura daquela sala para a sala de artesanato, a distribuição interna foi totalmente refeita e ficou ainda melhor.
Caso você tenha algumas horas livres e desejar se juntar a nós na turma da Costurinha do LEBEM, entre em contato conosco. A alegria do encontro, a realização pessoal pelo trabalho concluído e a gratificação de estar fazendo bem ao próximo são indescritíveis.