Um pouco de Astronomia no LEBEM
Visitantes do espaço… será que existem? Isto foi só uma parte da conversa que o pessoal das oficinas culturais, técnicas e esportivas teve no último dia 03 de Maio.
Francisco Conte, arquiteto e astrônomo amador, membro do CASP – Clube de Astronomia de São Paulo esteve no LEBEM para uma palestra que acabou virando uma conversa bastante animada.
Francisco se surpreendeu quando, ao falar sobre o Big Bang, as crianças respondiam de pronto e faziam comentários e mais perguntas.
Meteoróides foi o assunto que mais chamou a atenção de todos. Esta palavra estranha precisava mesmo de explicação. Neste dia, alguns pela primeira vez, entenderam que Meteoróides são fragmentos que vagueiam pelo espaço e são formados, basicamente, por partes de asteróides, restos de cometas ou até pedaços de planetas desintegrados.
Os Asteróides são os corpos celestes que chegam a quilômetros de diâmetro e a Poeira Interestelar são pedaços bem pequenos.
Quando um meteoróide entra em contato com a atmosfera de um planeta, este dá origem a um meteoro. Os que atingem o planeta terra são chamados de Meteoritos.
E não só de conceitos abstratos e palavras difíceis foi a conversa pois, o Francisco de maneira exemplar, fez o pessoal do LEBEM entender que estamos falando de coisas que estão bem perto de nós. Um dos exemplos que ele mencionou foi o Cadillac que estava estacionado e foi atingido por um meteorito em 9 de outubro de 1992, em Pekskill, no estado de Nova Iorque.
Realmente foi uma palestra muito interessante e muitos saíram de lá pensando no dia em que um meteorito vai chegar a Ribeirão Pires com um visitante do espaço interessado em ouvir um pouco de nossas conversas.
Você não precisa esperar a carona do meteorito. Que tal se juntar a nós? Estamos no LEBEM aos sábados e as palestras acontecem as 10 horas. Detalhes sobre os assuntos você encontra AQUI. Voce pode vir, conhecer o LEBEM e as nossas atividades e aproveitar para almoçar conosco. Fica aqui o convite.